Quem Somos

Minha foto
Teresópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Nossa filial é composta por membros diretores e conselheiros residentes no próprio município, o que propicia conhecermos os nossos próprios problemas e necessidades facilitando a tomada de decisões e ações específicas e direcionadas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DOAÇÕES


Existem muitas formas de ajudar a Cruz Vermelha Teresópolis a transformar mais vidas!

Você pode ser um voluntário e doar o seu tempo, atuando no que sabe fazer!

Sua empresa pode doar serviços, equipamentos novos ou usados em bom estado e materiais de diversos tipos.

Ou ainda, doando em dinheiro ( a partir de R$ 5,00) através da Cruz Vermelha Brasileira Filial Teresópolis, Banco do Brasil (Banco 001), Agência 4398-2, conta corrente 5358-9. Nosso CNPJ é: 12.215.826/0001-57

Se preferir entre em contato conosco através do email: cruzvermelhateresopolis@gmail.com ou através do telenone (21) 9465-8249 ou (21) 2641-4027
 
A Cruz Vermelha Brasileira Filial Teresópolis agradece o seu auxílio!

Momento Educação e Saúde II - Cuidados ao voltar para casa (pós enchentes)


Ao voltar para casa, alguns cuidados são importantes para evitar doenças e acidentes com animais peçonhentos:

1 - Verifique a presença de animais peçonhentos
  • Entre em casa com cuidado. Animais peçonhentos, como serpentes, aranhas ou escorpiões podem estar escondidos;
  • Bata os colchões e sacuda lençois, roupas, calçados e toalhas (com cuidado) antes de usá-los;
  • NUNCA toque neles, mesmo que pareçam estar mortos!
  • NUNCA coloque a mão em buracos ou frestas. Use um cabo de vassoura ou similar;
  • Se encontrar algum desses animais, afaste-se lentamente (sem assustá-lo) e chame o controle de zoonoses ou Corpo de Bombeiros.
2 - Em caso de picada

  • Solicite atendimento médico o mais rápido possível (UPA - HCTCO);
  • Espere o atendimento em repouso;
  • Procure ficar calmo, deitado e com o membro picado mais alto que o resto do corpo.
3 - Limpeza da casa

  • Antes de começar a limpeza, coloque calça comprida, botas e luvas! Se não tiver botas e luvas, coloque em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para tentar evitar o contato da pele com a água contaminada;
  • Será necessário retirar a lama e lavar o chão, paredes e objetos. Depois desinfectar usando uma solução de 1 litro de água sanitária para cada 4 litros de água. Umedeça os panos e limpe cada ambiente.
4 - Limpeza da caixa d'água passo-a-passo

  • Feche o registro da água e esvazie a caixa, abrindo as torneiras e dando descargas - você pode aproveitar essa água para regar plantas, lavar ambientes sujos, por exemplo.
  • Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utiize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelos canos;
  • Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. NUNCA use sabão, detergente ou outros produtos;
  • Retire a água suja que restou da limpeza, usando baldes e panos deixando a caixa totalmente limpa;
  • Deixe entrar água na caixa até encher e acrscente 1 litro de hipoclorito de água (2,5%) para cada 1.000 litros de água. Na falta de hipoclorito de sódio, poderá ser utilizada água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio (NaCl) e água (H2O).
  • Aguarde por duas (02) horas para desinfecção do reservatório (caixa);
  • Esvazie a caixa d'água novamente para que a água com hipoclorito limpe e desinfete tubulações. Essa água não deve ser consumida para beber e preparar alimentos.
  • Tampe a caixa d'água para que não entrem pequenos animais, ratos ou insetos;
  • Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa;
  • Realize este processo de limpeza a cada seis (06) meses;
  • Abra o registro de entrada de água para encher a caixa novamente.
5 - Cuidados com a água para consumo humano

  • Sempre filtre e ferva a água antes de beber. Caso não possa fervê-la, trate a água para consumo com hipoclorito de sódio (2,5%). Para cada litro de água que for beber, adicionar duas (02) gotas de hipoclorito de sódio e deixar repousar por 30 minutos. É importante respeitar esse tempo de repouso para eliminar bactérias.
ATENÇÃO

  • Se você ficar doente, procure uma unidade de saúde mais próxima e lembre-se de contar para o médico ou enfermeiro o seu contato com água de enchente. NÃO SE AUTOMEDIQUE!
  • Principais consequências à saúde decorrentes das enchentes: ferimentos, traumas, transtornos mentais e ocorrência de diversas doenças como as infecciosas respiratórias, leptospirose, hepatite A, diarréias, dengue, tétano acidental, febre tifóide, cólera e acidentes com animais peçonhentos.
Vinculação: Departamento de Educação e Saúde da CVBT
Disponível em: www.saude.gov.br

Ministério da Integração Nacional e Cruz Vermelha firmam acordo de cooperação técnica

Brasília - A elaboração de programas e projetos de prevenção e a capacitação e qualificação de pessoal no apoio às operações de resposta aos desastres são os principais objetivos do acordo de cooperação técnica que o Ministério da Integração Nacional e a Cruz Vermelha Brasileira firmam nesta quarta-feira (27/04/11), às 18h, em Brasília.

Assinam o documento o ministro Fernando Bezerra Coelho, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir de Jesus Moreira Serra Júnior.

Pelos termos do acordo, o Ministério da Integração se compromete a destacar servidores e colaboradores eventuais para participar de cursos organizados pela Cruz Vermelha; realizar cursos de capacitação e reciclagem em defesa civil para voluntários da Cruz Vermelha; e credenciar representantes da Cruz Vermelha para atuar junto às autoridades do ministério onde estiverem previstas ações de defesa civil, entre outros pontos.

À Cruz Vermelha caberá, dentre outras ações, apoiar o Ministério da Integração em todo o território nacional, em ações de defesa civil, bem como selecionar, capacitar e gerenciar as atividades de voluntários, nos perfis indicados pelo ministério e também de integrantes dos programas e projetos previstos no acordo; realizar cursos de capacitação e reciclagem, destinados aos servidores e colaboradores indicados pelo ministério, nas unidades hospitalares e Escolas de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira.


Responsável por coordenar as ações de defesa civil em todo o País, a Secretaria Nacional de Defesa Civil vê no acordo um importante instrumento para o planejamento e execução de ações de prevenção e preparação para os desastres, considerando que a Cruz Vermelha é uma destacada instituição de apoio ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), e tem entre as suas finalidades a missão de contribuir para melhoria da saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade.

Serviço:

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério da Integração Nacional e Cruz Vermelha

Data: 27 de abril de 2011 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Ministério da Integração Nacional (8º Andar – Sala de Reuniões/ Gabinete do ministro)



Fonte:
Ministério da Integração Nacional


Assessoria de Comunicação Social


Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - 8º andar


Brasília/DF - 70067-901


Link: http://www.integracao.gov.br/comunicacao/noticias/noticia.asp?ID=5863

Prefeitura de Teresópolis e Cruz Vermelha Brasileira Filial Teresópolis (CVBT) firmam parceria para atender as vítimas das chuvas

Prefeitura e CVBT firmam parceria para atender as vítimas das chuvas


Criação de centro de capacitação de voluntários é meta do trabalho conjunto


Teresópolis, 11 de abril de 2012 – Representantes da Prefeitura de Teresópolis e da filial da Cruz Vermelha na cidade se reuniram na tarde desta terça-feira, 10, para estabelecer uma parceria entre o poder público e a instituição humanitária. O objetivo é definir estratégias de ações conjuntas para atender a população atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre o município na última sexta-feira, 06.

Participaram da reunião o Prefeito Arlei, acompanhado da Primeira-dama, Alessandra Rosa, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcelos, o Presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abrahão, e a Diretora do Departamento de Educação e Saúde da Cruz Vermelha, Elizabeth Benitez.

“A parceria entre Prefeitura e Cruz Vermelha fortalece a cidade neste momento. A CVBT está empenhada em conseguir doações e tem credibilidade em situações como essa; a Prefeitura entra com toda a estrutura necessária para que essa parceria seja eficaz”, destacou o Prefeito Arlei, ressaltando que o principal objetivo neste momento é levar conforto e dignidade para a população atingida.

“Esta é uma parceria que deve acontecer naturalmente. Uma das principais diretrizes da CVBT é auxiliar o poder público e atuar dentro de suas possibilidades. É isso que estamos fazendo neste momento, reafirmando que a Cruz Vermelha e a Prefeitura devem trabalhar juntas”, pontuou Herculano Abrahão.

Durante a reunião, ficou estabelecida a utilização do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, como principal ponto de apoio da cidade, centralizando o recebimento e a distribuição das doações, sob orientações da Cruz Vermelha. Também foram definidas as metas do trabalho conjunto na gestão dos abrigos e dos donativos. Com o objetivo em médio prazo, está a criação de um Centro de Capacitação de Voluntário, com um programa para habilitar as pessoas a trabalharem em situações de desastres naturais, cuja parceria está estabelecida com a Defesa Civil Municipal.

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis